Belo Horizonte
Itatiaia

Alerta laranja: onda de frio deve atingir 7 estados, derrubar temperatura e trazer chuva; saiba onde

Inmet indica que a temperatura pode cair mais do que 5 grau em vários estados; Saiba quais

Por
A previsão meteorológica indica um fim de semana estável em Minas Gerais • Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas que indicam ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, junto com o declínio da temperatura em sete estados até esta segunda-feira (30). O alerta foi emitido no último domingo (29).

Na escala utilizada pelo Inmet, o alerta laranja é o segundo maior de gravidade e significa situação de perigo.

O primeiro alerta, que valia até as 03h desta segunda-feira, indicava uma grande movimentação das dunas de areia sobre construções da Orla e valia para Florianópolis, a região metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaí e o Nordeste Rio-Grandense.

Em relação ao alerta de onda de frio, que dura até as 23h59 desta segunda, a temperatura pode cair mais do que 5ºC nos seguintes estados:

  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Mato Grosso do Sul
  • São Paulo
  • Mato Grosso
  • Rondônia

Chuva no Sul

Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas intensas podem continuar atingindo o sul do país até esta segunda-feira. A criação de uma nova frente fria pode reforçar instabilidades sobre partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milímetros.

As instabilidades mais fortes devem se concentrar em Santa Catarina e Paraná, podendo avançar para o sul do Mato Grosso do Sul e se afastando do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda, a chuva no Rio Grande do Sul deve diminuir, mas ainda pode ocorrer em pontos do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre terça (1º) e quarta-feira (2), novas áreas de instabilidade podem voltar ao Rio Grande do Sul

Por

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.