Embora seja comemorado pelos católicos em diversas regiões do país, Corpus Christi não é considerado um feriado nacional. Na maioria dos estados e municípios, a data é classificada como ponto facultativo — ou seja, cabe a empresas e repartições públicas decidirem se haverá expediente. Neste ano, a celebração ocorrerá na quinta-feira, dia 19.
Confira onde é feriado
- Rio Branco (AC) - Ponto facultativo
- Maceió (AL) - Feriado municipal
- Macapá (AP) - Ponto facultativo
- Manaus (AM) - Ponto facultativo
- Salvador (BA) - Feriado municipal
- Fortaleza (CE) - Ponto facultativo
- Brasília (DF) - Feriado municipal
- Vitória (ES) - Feriado municipal
- Goiânia (GO) - Ponto facultativo
- São Luís (MA) - Ponto facultativo
- Cuiabá (MT) - Feriado municipal
- Campo Grande (MS) - Ponto facultativo
- Belo Horizonte (MG) - Feriado municipal
- Belém (PA) - Ponto facultativo
- João Pessoa (PB) - Ponto facultativo
- Curitiba (PR) - Feriado municipal
- Recife (PE) - Ponto facultativo
- Teresina (PI) - Ponto facultativo
- Rio de Janeiro (RJ) - Ponto facultativo
- Natal (RN) - Feriado municipal
- Porto Alegre (RS) - Feriado municipal
- Porto Velho (RO) - Feriado municipal
- Boa Vista (RR) - Feriado municipal
- Florianópolis (SC) - Ponto facultativo
- São Paulo (SP) - Feriado municipal
- Aracaju (SE) - Ponto facultativo
- Palmas (TO) - Ponto facultativo
Significado bíblico
Assim como o Carnaval e a Páscoa, Corpus Christi não tem uma data fixa no calendário. A comemoração acontece 60 dias após o domingo de Páscoa, marcando um dos momentos mais importantes da tradição católica.
O nome do feriado faz referência ao Corpo de Cristo e à instituição da Eucaristia, ocorrida durante a Última Ceia, quando Jesus compartilhou o pão e o vinho com os apóstolos antes de ser crucificado. A data foi oficialmente instituída pelo papa Urbano IV e está relacionada à passagem bíblica registrada em Mateus 26:26:
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e o ofereceu, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados.”
Os famosos tapetes devocionais, confeccionados com serragem e sal tingidos, simbolizam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Em Minas Gerais, onde a presença da Igreja Católica é especialmente forte, cidades históricas como Sabará, Ouro Preto e São João del-Rei se destacam pela tradição herdada de Portugal. Por lá, os tapetes coloridos também costumam ser produzidos durante o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, em outras datas do calendário litúrgico cristão.