Ouvindo...

Enem 2025: prazo para inscrições termina nesta sexta-feira (6); veja como fazer

Prazo para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social também terminam nesta sexta-feira (6)

Nesta edição, os estudantes podem fazer a inscrição pré-preenchida

O prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira (6). A data também marca o fim do período para pedir atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da Página do Participante , disponível no portal do Inep. Por lá, também é possível encontrar as principais orientações para os participantes e perguntas frequentes sobre a prova.

Leia também

A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até 11 de junho. É possível pagá-la por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

Como fazer a inscrição de forma simplificada

Nesta edição, os estudantes podem fazer a inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública. Nesses casos, o participante deve apenas acessar a página oficial para confirmar a inscrição e optar pela prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar. A página também não gera boleto para o estudante concluinte da escola pública, ainda que o participante não tenha solicitado a isenção.

Enem como certificado de conclusão do ensino médio

O Enem 2025 volta a ser usado para certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Nessa caso, o participante deve indicar essa pretensão ao se inscrever.

Pessoas com esse perfil que também sejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não serão cobradas pela inscrição. Para obter o certificado de conclusão do ensino médio, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.