Ouvindo...

Estudo sobre melhor qualidade de vida no Brasil lista 20 municípios e somente um é mineiro; confira

Levantamento foi feito em todos os 5.570 municípios do país, que analisa indicadores sociais e ambientais, saúde, bem-estar, meio ambiente, inclusão social e outros

Cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH aparece em 9° lugar da lista com 20 municípios.

Com mais de 100 mil habitantes, somente uma cidade de Minas Gerais apareceu na lista do relatório do Índice de Progresso Social (IPS), com a melhor qualidade de vida no Brasil. Nele são analisados indicadores sociais e ambientais, saúde e bem-estar, inclusão social, moradia, ambiente e acesso à informação.

Divulgado nessa quinta-feira (29), Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aparece na 9ª colocação de uma lista com 20 municípios, com nota 69,91, em uma escala de 0 a 100.

O índice composto por 57 indicadores separados em três grupos principais conta com ‘Necessidades Humanas Básicas’, que avalia se o brasileiro tem acesso à moradia, comida, saúde e segurança.

O segundo ‘Fundamentos do Bem-Estar’, que analisa educação, contato com a natureza e vida saudável. E, por último, ‘Oportunidades’, que analisa os direitos individuais e acesso ao ensino superior.

O levantamento analisou todos os 5.570 municípios do país e, pelo segundo ano seguido, a cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, liderou o ranking, com pontuação de 73,6.

Das 20 cidades mais bem colocadas, 18 estão localizadas no Sul e Sudeste. Das 19 piores, todas são do Norte e Nordeste. A pior colocada foi Uiramutã, em Roraima, com 37,59 do IPS do Brasil.

Na lista dos 20 municípios com a pior qualidade de vida, nenhuma cidade mineira aparece. O destaque vai para 11 cidades do Pará.

Confira a lista dos 20 municípios com a melhor qualidade de vida:

  1. Gavião Peixoto (SP)
  2. Gabriel Monteiro (SP)
  3. Jundiaí (SP)
  4. Águas de São Pedro (SP)
  5. Cândido Rodrigues (SP)
  6. Presidente Lucena (RS)
  7. Luzerna (SC)
  8. Pompéia (SP)
  9. Nova Lima (MG)
  10. Itupeva (SP)
  11. Curitiba (PR)
  12. Araraquara (SP)
  13. Campo Grande (MS)
  14. Barra Bonita (SP)
  15. Ribeirão Preto (SP)
  16. Jaguariúna (SP)
  17. Adamantina (SP)
  18. Votuporanga (SP)
  19. Brasília (DF)
  20. Louveira (SP)

Confira a lista dos 20 municípios com a pior qualidade de vida:

  1. Uiramutã (RR)
  2. Jacareacanga (PA)
  3. Amajari (RR)
  4. Bannach (PA)
  5. Alto Alegre (RR)
  6. Trairão (PA)
  7. Pacajá (PA)
  8. Portel (PA)
  9. São Félix do Xingu (PA)
  10. Anapu (PA)
  11. Cumaru do Norte (PA)
  12. Japorã (MS)
  13. Uruará (PA)
  14. Santa Rosa do Purus (AC)
  15. Feijó (AC)
  16. Santana do Araguaia (PA)
  17. São João do Araguaia (PA)
  18. Marajá do Sena (MA)
  19. Peritoró (MA)
  20. Santa Maria das Barreiras (PA)

Estudo conclui que riqueza no qual a cidade gera não determina, necessariamente, o progresso social

Ainda analisando os dados do estudo, a riqueza gerada por algumas cidades não determina, necessariamente, o progresso social. Exemplo disso é a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com o mesmo PIB per capita que a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, porém, em um ranking de bem-estar.

Nele são comparados 48 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. Nele, a cidade mineira está no topo e Duque de Caxias na lanterna.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.