Ouvindo...

Animais que ficaram azuis devido a acidente com caminhão de corante são resgatados em SP

Patos, gansos, capivaras e peixes foram afetados pelo acidente que ocorreu nesta terça-feira (12) em Jundiaí (SP)

Córrego das Tulipas e áreas do Parque das Tulipas, em Jundiaí (SP)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Defesa Civil, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e demais entidades ambientais estão no Córrego das Tulipas e áreas do Parque das Tulipas, em Jundiaí, no interior de São Paulo, após um caminhão com carga de corante tombar, nessa terça-feira (13). Os animais ficaram azuis e peixes morreram por causa do acidente.

O tombamento da carga aconteceu após o motorista descer do veículo, que começou a se mover sozinho e colidiu com um poste. Patos, gansos, capivaras e peixes foram afetados pelo acidente. Quatro animais foram recolhidos pela equipe da ONG Mata Ciliar e estão recebendo carvão ativado e sendo mantidos em observação. Mais bichos devem ser resgatados nesta quarta-feira (14).

A Cetesb informou que ações emergenciais foram adotadas para limpeza e contenção do produto. O impacto do corante no córrego alterou também a cor da água. Nesta quarta-feira (14), técnicos da companhia voltaram ao local para dar andamento aos trabalhos de fiscalização e monitoramento do local.

Segundo o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) o corante continha Tecron, uma substância altamente tóxica e persistente. A Defesa Civil informou que um processo de descontaminação do local já foi iniciado.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.