Ouvindo...

Vazamento de corante deixa patos e gansos azuis e causa matança de peixes em SP

Equipes da Prefeitura de Jundiaí isolaram o local e retiraram as aves; ninguém ficou ferido no acidente

Patos e gansos que vivem no Parque Jardim Botânico de Jundiaí ficaram tingidos de azul após acidente com carreta

Uma carreta desgovernada que transportava 2 mil litros de corante bateu em um poste e derramou a carga, que vazou para o Córrego das Tulipas, em Jundiaí, no interior de São Paulo, nessa terça-feira (13). O acidente fez com que vários patos e gansos brancos que vivem no Parque Jardim Botânico da cidade ficassem tingidos de azul. Peixes que viviam no córrego e em um lago próximo morreram devido ao incidente.

Leia também

Equipes da Prefeitura de Jundiaí isolaram o local e retiraram as aves. O acidente chegou a fechar uma rua, mas o local já foi liberado para tráfego de veículos. A Guarda Civil Municipal informou que o motorista desceu do veículo para fazer uma entrega e a carreta se deslocou por um declive, atingindo o poste. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Duas embalagens contendo corante se romperam e atingiram o córrego e um lago do Parque Jardim Botânico de Jundiaí. Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a Agência Ambiental da cidade foi até o local para orientar e acompanhar o atendimento à ocorrência.

“O impacto do corante no córrego alterou as características da água, como a sua cor, e foi observada a mortandade de peixes”, diz a Cetesb, em nota. Os trabalhos no parque continuam na tarde desta quarta-feira (14).

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.