O brasileiro consumiu quase 50 mil toneladas de panetone entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, movimentando R$ 1,2 bilhão no período. O crescimento foi de 29,6% em valor e 7,3% em volume, com o produto presente em quase 63% dos lares, segundo dados da Kantar para a Abimapi.
Tradicional nas festas de fim de ano, o panetone vem se consolidando como item de consumo frequente, ganhando espaço em novos formatos, sabores e ocasiões. A categoria tem se reinventado e, com isso, crescendo entre as classes C e D.
Leia também:
Panetones recheados lideraram o avanço em faturamento, com alta de 41,3% e R$ 149,4 milhões arrecadados. Os com gotas de chocolate também se destacaram, atingindo R$ 542 milhões. Mesmo os modelos clássicos com frutas cristalizadas cresceram: +28,7%.
A indústria agora mira em ampliar o consumo ao longo do ano, com novos sabores, versões refrescantes e inovações como panetones salgados.