Ouvindo...

Trump diz que Rússia e Ucrânia estão ‘muito perto’ de acordo

Presidente dos Estados Unidos tenta trégua entre os dois países após três anos de conflito

Putin e Zelensky está próximos de acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (25) que um acordo entre Ucrânia e Rússia está “muito próximo” depois que seu enviado Steve Witkoff conversou em Moscou com Vladimir Putin sobre a possibilidade de lançar “negociações diretas” entre ambas as partes.

Witkoff, que chegou a Moscou nesta sexta, reuniu-se pela quarta vez com o presidente russo desde que foram retomadas as relações entre os dois países, por iniciativa do chefe do Estado americano.

Trump conseguiu alcançar uma trégua entre a Rússia e a Ucrânia após três anos de conflito, mas não conseguiu nenhuma concessão importante por parte de Moscou, apesar das várias rodadas de negociações.

“Estão muito perto de um acordo e ambas as partes agora deveriam se reunir, em alto nível, para concluí-lo”, publicou depois Trump em sua rede Truth Social pouco antes de desembarcar em Roma para o funeral do papa Francisco.

Horas antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou estava “pronto” para alcançar um acordo, segundos trechos de uma entrevista à emissora americana CBS.

“Como se encontra, senhor presidente?”, declarou Witkoff com um sorriso, ao apertar a mão de Putin em sua chegada a uma suntuosa sala do Kremlin, de acordo com um vídeo divulgado pela Presidência Russa.

“Muito bem, obrigado!”, respondeu em inglês o dirigente russo, antes de ir à mesa de negociações ao lado do emissário do Kremlin para as questões econômicas a nível internacional, Kirill Dmitriev.

Leia também

O conselheiro diplomático de Putin, Yuri Ushakov, informou que as conversas, que duraram cerca de três horas, foram “construtivas e muito úteis”.

O encontro “permitiu aproximar ainda mais as posturas da Rússia e dos Estados Unidos não só sobre a Ucrânia, mas também sobre várias outras questões internacionais”, declarou Ushakov aos jornalistas.

Segundo o conselheiro de Putin, “discutiu-se particularmente a possibilidade de retomar as negociações diretas entre os representantes da Rússia e da Ucrânia”.

*Com informações da AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.