A Polícia Civil do Rio faz na manhã desta quinta-feira (10), a maior operação já realizada contra o Comando Vermelho.
A ação faz parte da “Operação Contenção” e mira o núcleo financeiro da facção criminosa que movimentou aproximadamente R$ 6 bilhões em um ano, valor que representa o maior pedido de bloqueio patrimonial da história da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Ao todo, 46 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos tanto na capital fluminense quanto em municípios do estado de São Paulo já que, segundo as investigações, o núcleo financeiro do
As investigações apontaram ainda que, para lavar dinheiro do tráfico e dar uma aparência de legalidade às transações financeiras, o grupo contava uma rede estruturada que inclui bancos digitais, fintechs, intermediadoras de pagamento ilegais, empresas de fachada e plataformas contábeis, tudo sem autorização do Banco Central.
Segundo a polícia, a operação busca asfixiar financeiramente o crime organizado, atingir sua base logística, e cortar o dinheiro que é usado para compra de armas e drogas. Os recursos, ainda segundo a polícia, também financiam as disputas por expansão territorial em comunidades da Zona Oeste do Rio.
A ação desta quinta-feira é realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo.