Ouvindo...

Alto escalão do PCC e do Comando Vermelho estão formando alianças estratégicas; entenda

Relatório indica que integrantes dos grupos criminosos costuram um processo de unificação entre os advogados do PCC e do Comando Vermelho

As facções Comando Vermelho e PCC estariam realizando um acordo de cooperação, é o que diz um relatório de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais obtido pelo ‘Fantástico’, da TV Globo. Segundo o documento, há chances de que as organizações estejam coordenando ações para flexibilizar o tratamento de presos em segurança máxima.

Conversas entre os presos e os advogados foram gravadas com autorização da Justiça e estão sendo analisadas pelo serviço de inteligência da secretaria. Conforme o relatório, está sendo costurado pelos integrantes do alto escalão um processo de unificação entre os advogados do PCC e do Comando Vermelho.

A união “teria como objetivo fortalecer os grupos criminosos para, principalmente, pleitear demandas dos chefes presos no sistema penitenciário federal”.

Isso porque presos considerados de alta periculosidade, como os líderes das duas facções, são comumente colocados em Regime Disciplinar Diferenciado. Nele, o presidiário é alocado em uma cela individual, com limitações ao direito de visita e do direito de saída da cela.

O relatório indica que integrantes do PCC estariam reunindo assinaturas para um abaixo assinado que pede a flexibilização da lei para que os presidiários dessa modalidade possam ter contato físico no sistema prisional federal. A iniciativa, inclusive, teria sido comentada pelo chefe do PCC, Marcola.

“Eles vão fazer então um abaixo-assinado com 1 milhão e 600 mil assinaturas?”, dizia o criminoso em uma conversa registrada pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais