Mauá e Santo André, cidades na Grande São Paulo, registraram grandes volumes de chuva nessa segunda-feira (31), segundo levantamento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado. A chuva causou vários problemas, principalmente na região metropolitana.
Em Santo André, o temporal provocou a paralisação da circulação de trens e transformou a Avenida dos Estados, uma das principais da cidade, que liga o município à capital paulista, em um rio.
Leia também:
‘Todo mundo perdeu seus bens de novo’, diz líder comunitário de vila de Contagem após chuva Homem é resgatado de correnteza durante forte chuva em Contagem (MG); equipe ficou ilhada
O volume de chuva representou o esperado para 13 dias no mês de março. Foram 95 milímetros em poucas horas, sendo 42% do volume médio de 226 milímetros esperado para o mês, segundo a Defesa Civil.
Já em Mauá choveu o esperado para 18 dias em apenas 6 horas. Foram 137 milímetros, o que representa 60% do volume médio de 230 milímetros esperado para todo o mês de março.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Santo André foram 23 chamados para quedas de árvores, 1 para desabamento e 63 para enchentes. Já em Mauá foram 2 chamados para quedas de árvores, 3 para desabamentos e 7 para enchentes.
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, por motivo de alagamento na via, os trens da Linha 10-Turquesa não circularam entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá por quase 3 horas.
Previsão do tempo
Nesta terça-feira (1), o dia começou com sol entre nuvens em grande parte do território paulista. O dia será marcado por temperaturas mais quentes e sensação de abafado em todo o Estado de São Paulo. A partir do período vespertino, há condição para pancadas de chuva, típicas de verão, com momentos de tempestade e presença de raios em toda a faixa leste.
Até o momento, os modelos indicam acumulados mais significativos para o Vale do Ribeira e Vale do Paraíba. Portanto, recomenda-se atenção às áreas de risco. Na capital paulista, há condição para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, com risco para formação de alagamentos e queda de árvores.
SP Sempre Alerta Operação Chuvas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo estendeu a SP Sempre Alerta Operação Chuvas até o próximo dia 15 de abril. Originalmente prevista para encerrar nesta segunda-feira, 31, a Operação seguirá até metade do próximo mês.
Segundo a previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há condição para chuva intensa durante toda a semana, até o próximo dia 6 de abril.