Ouvindo...

Temporal alaga estação de trem e deixa cidades da Grande SP debaixo d'água

Previsão indica mais chuva nas próximas horas

Chuva alagou diversos pontos da Grande SP

Um temporal deixou as cidades da região metropolitana de São Paulo alagadas na tarde desta segunda-feira (31). Imagens compartilhada nas redes sociais mostram uma estação de trem, a linha férrea e um shopping debaixo d'água. As cidades mais afetadas são Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Mauá.

Devido a intensidade da chuva, às 14h47, a Defesa Civil estadual emitiu um “alerta severo” para os moradores da região. “Risco alto para alagamentos e deslizamentos. Mantenha-se em local seguro”, dizia a mensagem.

A água invadiu a via férrea entre as estações Prefeito Celso Daniel, em Santo André, e Mauá. O trecho da linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi paralisado devido a impossibilidade de circulação de trens na área.

Leia também

Para minimizar o impacto, a CPTM adicionou 30 ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para fazer o transporte de passageiros entre as estações afetadas. A circulação de trens também está paralisada na linha 11-coral, na estação Poá, devido a alagamento na estação Ferraz de Vasconcelos.

Em Santo André, a enchente também atingiu ruas e avenidas da cidade. Nas redes sociais, moradores compartilham imagens que mostram carros completamente debaixo d'água. O Shopping Grand Plaza também registrou inundação e lojistas tiveram que se desdobrar para tirar a água dos estabelecimentos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), a previsão ainda indica mais pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nesta segunda, o que pode elevar o potencial de alagamentos e queda de árvores.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.