Um temporal deixou as cidades da região metropolitana de São Paulo alagadas na tarde desta segunda-feira (31). Imagens compartilhada nas redes sociais mostram uma estação de trem, a linha férrea e um shopping debaixo d'água. As cidades mais afetadas são Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Mauá.
Devido a intensidade da chuva, às 14h47, a Defesa Civil estadual emitiu um “alerta severo” para os moradores da região. “Risco alto para alagamentos e deslizamentos. Mantenha-se em local seguro”, dizia a mensagem.
A água invadiu a via férrea entre as estações Prefeito Celso Daniel, em Santo André, e Mauá. O trecho da linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi paralisado devido a impossibilidade de circulação de trens na área.
Para minimizar o impacto, a CPTM adicionou 30 ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para fazer o transporte de passageiros entre as estações afetadas. A circulação de trens também está paralisada na linha 11-coral, na estação Poá, devido a alagamento na estação Ferraz de Vasconcelos.
Temporal alaga estação de trem e deixa cidades da Grande SP debaixo d'água
— Itatiaia (@itatiaia) March 31, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/NPFBjNrlX4
Em Santo André, a enchente também atingiu ruas e avenidas da cidade. Nas redes sociais, moradores compartilham imagens que mostram carros completamente debaixo d'água. O Shopping Grand Plaza também registrou inundação e lojistas tiveram que se desdobrar para tirar a água dos estabelecimentos.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), a previsão ainda indica mais pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nesta segunda, o que pode elevar o potencial de alagamentos e queda de árvores.