Ouvindo...

Governo Lula se manifesta sobre desabamento de teto de igreja em Salvador

O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lamentaram o episódio, que culminou na morte de uma pessoa e deixou outras seis feridas

Em meio a greves, Lula recebe reitores para anúncio de obras do PAC | CNN Brasil

O Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lamentaram nesta quarta-feira (5) o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador (BA).

O episódio culminou na morte da jovem Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, e deixou outras seis pessoas feridas.

“O MinC e o Iphan acompanham de perto a situação, em articulação com as autoridades locais responsáveis pelo atendimento da ocorrência. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão atuando no local, prestando suporte e apurando as causas do acidente”, detalhou o governo, em um comunicado.

O imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável pela gestão e manutenção da edificação.

“O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento”, explicou o órgão federal.

Leia também

O MinC e o Iphan informaram que estão à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e adotar as medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.