Envenenamento em família no Piauí: mãe de vítima confessa ter matado vizinha para inocentar o marido

Maria dos Aflitos matou Maria Jocilene da Silva com café envenenado, na tentativa de incriminá-la pelas outras mortes e “inocentar” Francisco de Assis Pereira da Costa

Baião de dois foi envenenado

Mais uma pessoa está envolvida no caso da família envenenada por pesticida no Piauí. Dessa vez, a envolvida é matriarca da família, Maria dos Aflitos. Ela foi presa na sexta-feira (31) e confessou ter matado a vizinha, Maria Jocilene da Silva, com café envenenado, na tentativa de incriminá-la pelas outras mortes e “inocentar” Francisco de Assis Pereira da Costa, marido dela.

O caso foi revelado no Fantástico. Francisco está preso desde o dia 8 de janeiro, acusado de envenenar dois filhos e três netos de Maria com um baião de dois envenenado no Réveillon. Na ocasião, morreram:

  • Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis);
  • Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis);
  • Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria, neta de Maria dos Aflitos);
  • Maria Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria, neta de Maria dos Aflitos)
  • Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria, neto de Maria dos Aflitos).

Outros dois filhos de Maria também foram envenenados por Francisco, que acusou uma vizinha, chamada Lucélia Maria da Conceição Silva, causando a prisão dela. Lucélia foi acusada de ter dado cajus envenenados às crianças, ficou cinco meses presa e teve a casa apedrejada e queimada por vizinhos.

Leia também

Maria tentou forjar suicídio da vizinha

Com a prisão de Francisco, Maria envenenou Jocilene, na intenção de que parecesse suicídio. Dessa forma, Jocilene supostamente seria apontada como a culpada de todos os outros crimes, e Francisco seria inocentado.

"[Eu acreditava] que ele ia ser solto, então eu fiz isso. Mas eu me arrependo amargamente” relatou, em depoimento.

Jocilene era uma pessoa próxima da família. Ela tinha uma relação amorosa com Maria dos Aflitos e foi até mesmo acompanhante dos filhos de Maria enquanto eles estavam internados.

Motivação do crime foi econômica

Segundo Chico Lucas, Secretário de Segurança Pública do Piauí, a motivação dos crimes era econômica. O casal queria ‘se livrar’ dos filhos, porque a situação era de extrema pobreza.

Os crimes começaram em agosto de 2024, quando dois netos de Maria dos Aflitos morreram envenenados por pesticida. Na virada do ano, ocorreu o outro envenenamento, que acabou matando cinco pessoas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...