Um dos principais jornais dos Estados Unidos, o New York Times, repercutiu a indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025, divulgada nesta quinta-feira (23). A artista encantou o mundo ao interpretar o papel de Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”.
- Dia histórico: ‘Ainda Estou Aqui’ é indicado em três categorias no Oscar 2025
- Fernanda Montenegro comemora indicação da filha, Fernanda Torres, ao Oscar
- Fernanda Torres reage a indicações de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar 2025: ‘A vida presta’
A brasileira foi a segunda atriz a alcançar a façanha - a primeira foi sua mãe Fernanda Montenegro, indicada à mesma categoria em 1999 pelo filme “Central do Brasil”. Com uma foto de mãe e filha, o jornal americano destacou a coincidência.
“Em 1999, Montenegro, agora com 95 anos, fez história ao se tornar a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar. Agora, Torres está atraindo comentários em Hollywood após ganhar um Globo de Ouro de melhor atriz em drama e receber uma indicação ao Oscar de melhor atriz”, escreveu.
Antes mesmo da indicação ao Oscar, a crítica do jornal exaltou a atuação da brasileira.
“Em sua performance, Torres atordoa. Proteger seus filhos significa se inclinar para a alegria dentro do medo, para a esperança em meio à dor. Torres entrega em sua atuação todas essas camadas de emoções, e seus olhos à procura são magnéticos”, elogiou.
Feito histórico
Feito inédito na história do cinema brasileiro. O longa Ainda Estou Aqui foi indicado em três categorias no Oscar 2025. O filme vai tentar a estatueta em Melhor Filme Internacional e também em Melhor Filme. Além disso, Fernanda Torres concorre como melhor atriz.
É a primeira vez que uma produção nacional entra na principal categoria do prêmio, em suas 97 edições.