Ouvindo...

Pensando em mudar de carreira ou de profissão?

Como qualquer mudança, a transição de carreira vale a pena - desde que seja planejada

Home office se tornou algo comum principalmente após a pandemia

Frustração com o trabalho atual, falta de oportunidades, profissionais mais experientes, desejo de realizar um sonho antigo ou simplesmente a vontade de respirar novos ares com a chegada de um novo ano…

Não importa o motivo para você considerar mudar de carreira, mas em qualquer caso, é necessário estar preparado.

O ano de 2024 foi marcado por desafios no campo profissional. Mesmo com a retomada de vários setores da economia, o mercado de trabalho ainda tem espaço para crescer.

A taxa de desemprego recuou, mas o patamar atual representa ainda milhões de pessoas em busca de recolocação.

Setores como o da tecnologia, agronegócio e saúde tiveram excelente desempenho.

Porém, especialistas em estratégia de carreira, ponderam que 2025, no entanto, pode se mostrar um ano também desafiador em termos de oportunidades para quem não está se desenvolvendo especialmente na que tange habilidades em AI.

Leia também

Ano Novo, carreira nova

Como qualquer mudança, a transição de carreira vale a pena - desde que seja planejada.

Segundo o relatório “Protegendo o Futuro do Trabalho”, 53% dos brasileiros querem mudar de profissão e, dentre os motivos, estão:

  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional: 50%
  • desejo por um salário mais alto: 49%
  • busca por uma função mais significativa: 31%
  • reduzir a quantidade de tempo trabalhado: 31%
  • trabalhar por prazer: 14%

Os dados revelam a expectativa das pessoas em se reinventar dentro do mercado de trabalho para conquistar a tão sonhada realização profissional.

Mas com o avanço da transformação digital, associada a esse cenário de mudança citado acima, empresas de diversos segmentos se queixam de dificuldades para preencher determinadas vagas, principalmente as que exigem conhecimento técnico e especialização digital associados a habilidades comportamentais.

Escolher um trabalho que se encaixe nas suas aptidões, qualificar-se para uma nova ocupação ou se preparar para o empreendedorismo estão entre as prioridades para quem quer acertar na decisão.

Confira o que alguns especialistas consideram importante para uma transição de carreira bem-sucedida:

● Escolha o que quer e, principalmente, o que não quer: pense sobre o que você gosta e descarte o que não está nos planos. Sem um objetivo claro, há grandes chances de você se perder e ficar frustrado.

● Pesquise sobre a função ou carreira que pretende seguir: você terá dificuldade em se encaixar no novo trabalho sem entender como funciona a rotina do profissional desta área.

● Qualifique-se para o novo trabalho: após decidir qual caminho seguir, procure qualificação, como cursos e treinamentos.

● Considere procurar uma oportunidade na empresa em que já trabalha: se você está empregado, verifique se a empresa em que você trabalha tem vagas na função que você deseja.

Conheça agora as carreiras que estarão em alta, de acordo com estudo da consultoria Robert Half, especializada em recrutamento e seleção:

Tecnologia

É um setor que segue muito aquecido e está demandando muito profissionais. Desenvolvedores mobile, arquitetos de softwares, cientistas de dados, analistas de segurança da informação e profissionais que saibam de infraestrutura de nuvem, foram as profissões mais mencionadas pelos especialistas.

Recursos Humanos

Setor que ganhou muito destaque desde a pandemia e passou a ser uma área crucial dentro das empresas.

Os profissionais mencionados na pesquisa foram gerente de recursos humanos, analista de payroll, analista de remuneração e benefícios, gerente de recrutamento e seleção e analista de business partner.

Vendas e Marketing

O setor de Vendas e Marketing estará em alta em 2022 devido à captação de clientes, pois é o que gera receita para as empresas.

Os destaques do setor foram profissionais de growth, relacionamento com o cliente, marketing de performance ou inteligência de mercado, analistas de vendas, gerente de vendas e executivo de contas.

Finanças

Outro setor que vai demandar profissionais será o de finanças: contabilidade, fusões e aquisições, relacionamento com o investidor, tesouraria, planejamento financeiro estão na lista de posições destacadas.

Diversidade

O termo ESG, que representa a preocupação com critérios ambientais, sociais e de governança (environmental, social and governance, em inglês), ganhou muita relevância nos últimos anos tempos, mesmo com uma atual “queda” da agenda woke.

Isso pressupõe pautas de inclusão de pessoas com deficiência, pautas raciais, equidade de gênero, pautas LGBTQI+, em busca de mais igualdade de oportunidades.

Saúde

É um mercado que vem crescendo em todas as direções, especialmente as de bem-estar e saúde mental.

A Medicina de Precisão e as áreas de diagnóstico estão em alta com foco no atendimento personalizado, e avaliações conforme o perfil do paciente.

Para quem está procurando vagas e oportunidades em 2025, além da busca ativa, é preciso também se preparar.

Pois nesse sentido, é crucial que todo profissional, de qualquer nível, considere se requalificar.

Isso significa buscar aprender e se adaptar ao que está sendo demandado.

A regra do jogo mudou para todo mundo. São novos termos, novas tecnologias, novos formatos, e tudo muda muito rápido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Comunicóloga, psicanalista e especialista em psicologia positiva. Trabalha há 25 anos com engajamento de times, liderança, comunicação não-violenta e segurança psicológica. Ultimamente, se dedica também aos temas de ESG, diversidade e inclusão para a construção de uma sociedade e de empresas sustentáveis