Milhões de brasileiros poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 entre os dias 17 e 21 de janeiro. A plataforma é porta de entrada para as universidades públicas brasileiras e, nela, é importante que os candidatos adotem certas estratégias para garantir uma vaga.
O Sisu tem um sistema informatizado que organiza a distribuição das vagas nas universidades baseado no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Funciona como um processo competitivo: os candidatos escolhem suas opções de curso e, dependendo de suas notas, concorrem diretamente com outros estudantes. É como um grande sistema de seleção no qual a maior nota no limite de vagas disponíveis define os aprovados”, aponta Vinicius Costa, coordenador do pedagógico do Bernoulli Educação.
Leia mais:
- Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
- UFV publica edital de seleção via Sisu para primeiro semestre de 2025
- Quando abre a inscrição do Sisu 2025? Veja como usar a nota do Enem 2024
Como os dados são abertos aos candidatos, é possível ‘prever’ se uma nota é suficiente ou não a nota de corte nas universidades - ainda que essa referência varie até o fim do processo seletivo. Veja abaixo dicas para garantir um bom desempenho no Sisu 2025.
1- Faça simulações
Enquanto o sistema estiver aberto, até o dia 21 de janeiro, é os candidatos poderão modificar as escolhas de curso e universidade quantas vezes quiserem. O sistema irá considerar a última opção preenchida, no quarto dia. “Fazer as simulações é fundamental para o aluno entender quanto vale cada vaga. Nessas simulações ele vai trabalhar com uma série de opções”, ressalta Vinícius Costa.
2- Saiba o que a universidade considera para calcular notas
A forma que as universidades calculam as notas dos candidatos pode variar conforme o peso que elas adotam para cada caderno de prova do Enem. “Algumas avaliam pela média das áreas cobradas, outras podem dar pesos diferentes às notas. Durante os três dias de inscrição, a nota de corte (referente último aluno que está classificado no momento) oscila, por causa da entrada e saída de estudantes com notas diferentes em uma mesma quantidade de vagas. É importante acompanhar essa movimentação”, aponta o coordenador.
3- Conheça o histórico das notas de corte das universidades
As notas de corte das universidades costumam variar conforme o desempenho geral dos alunos na prova do Enem. Contudo, os resultados de anos anteriores podem dar uma referência de qual seria a nota mínima que o candidato deve ter alcançado para ser selecionado para uma vaga. Essa informação pode ser relevante quando o estudante fica em dúvida na hora de escolher entre duas instituições.