Nos últimos dias, circularam informações na internet afirmando que a parcela de janeiro de 2025 do Bolsa Família seria paga de forma antecipada, junto com a de dezembro. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou nesta quarta-feira (20) que a informação é falsa.
No comunicado, o ministério reforça que não haverá dois pagamentos do benefício no último mês de 2024.
‘O pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024, conforme ocorre a cada ano, já prevendo as datas dos repasses, e que não há pagamento antecipado referente a janeiro. Para combater esse tipo de mensagem que prejudica o andamento da assistência oferecida, o ministério reafirma a importância de os cidadãos agirem contra a disseminação de informações falsas’, afirma a pasta.
Veja o calendário completo dos pagamentos do benefício em 2024:
Calendário pagamentos Bolsa Família 2024
O MDS informou que vai tomar as providências cabíveis em lei para denunciar todos os envolvidos no ato irresponsável de propagação de informações falsas.
‘Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal
Leia também:
Auxílio Gás: quem tem direito ao benefício? Bolsa Família passa a contemplar mais de 20 milhões de famílias em novembro Cartão do Bolsa Família não poderá ser utilizado em apostas esportivas
Calendário Bolsa Família de novembro
A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (21) a parcela de novembro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4.
Confira o calendário de novembro:
- NIS de final 1: pagamento em 14/11✅
- NIS de final 2: pagamento em 18/11✅
- NIS de final 3: pagamento em 19/11✅
- NIS de final 4: pagamento em 21/11✅
- NIS de final 5: pagamento em 22/11
- NIS de final 6: pagamento em 25/11
- NIS de final 7: pagamento em 26/11
- NIS de final 8: pagamento em 27/11
- NIS de final 9: pagamento em 28/11
- NIS de final 0: pagamento em 29/11
Como sacar o benefício?
Os beneficiários podem movimentar os valores e fazer pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem, não sendo necessário ir até uma agência bancária para o saque do benefício.
O cartão de débito também pode ser usado para compras em estabelecimentos comerciais e correspondentes do Caixa Aqui. Os recursos podem ser movimentados em casas lotéricas, além das agências do banco público.
Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, com a digital cadastrada previamente. O beneficiário também pode fazer pagamentos via Pix com os recursos.
Outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site da Caixa.