Ouvindo...

Isabela Tibcherani diz que Cupertino a prendeu por meses após descobrir namoro com ator de ‘Chiquititas’

Julgamento de Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele, aconteceu na última semana; sessão foi cancelada porque o suspeito demitiu o advogado de defesa

Vídeos do depoimento de Isabela Tibcherani, filha de Paulo Cupertino, acusado de matar a tiros o ator Rafael Miguel, e os pais dele, João Miguel e Miriam Miguel, em 2019, revelam que ela e a mãe eram agredidas por anos antes do dia do crime. As falas aconteceram durante o julgamento de Cupertino, no dia 10 de outubro, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

Leia mais:

Nas gravações obtidas pelo portal G1, é possível ver as reações de Isabela e Vanessa, mãe da jovem, ao comentarem sobre os crimes. Conforme as duas e a acusação do Ministério Público, Cupertino matou a família de Rafael Miguel por ciúmes do relacionamento de Isabela com o ator.

Leia também

Segundo o depoimento de Vanessa, durante o relacionamento entre os dois, Cupertino apresentava um comportamento agressivo e batia nela. Versão reforçada por Isabela, que, disse que o pai sempre bateu na mãe e que, quando ela cresceu, ele também a agredia caso chorasse nos momentos em que ele agredia a mãe.

A jovem afirmou que, depois que Cupertino descobriu sobre o relacionamento dela com Rafael Miguel, ele chegou a mantê-la presa em casa por oito meses. “Fique presa oito meses. Sem contato, sem celular, sem convívio com outras pessoas, só dentro de casa”, contou.

Além das agressões, as duas mulheres também revelaram que Cupertino costumava entrar com arma em casa, e às vezes, escondia o objeto em lugares da casa.

O Crime

Isabela contou que no dia dos assassinatos, em 2019, ela chegou em casa acompanhada de Rafael Miguel, e os pais dele. Segundo ela, no momento que o carro estacionou, Cupertino estava abrindo o portão e, quando ela saiu do automóvel, foi puxada para dentro da casa e o pai tentou fechar o portão.

“A mãe do Rafael, quando viu meu pai, ela falou: ‘Você que é o pai de Isabela?’. Ele falou: ‘Não, eu sou a mãe.’ Me puxou para dentro e fechou o portão de maneira agressiva. Mas aí veio o Rafael, falou: ‘Não, vamos conversar’. Segurou o portão. Eu já estava dentro de casa. E eu ouvi meu pai dizendo: ‘Conversar, nada’. E a partir daí eu só ouvi os disparos”, contou.

Rafael Henrique Miguel, de 22 anos, o pai do ator, João Alcisio Miguel, 52 anos, e a mãe, Miriam Selma Silva Miguel, de 50, foram mortos a tiros em junho de 2019.

O Julgamento

No julgamento que aconteceu no dia 10 de outubro, Cupertino, de 54 anos, pôde acompanhar algemado apenas o depoimento de Vanessa. No momento em que Isabela iniciou o depoimento, ele foi retirado da sala por determinação da Justiça. Devido à situação, Cupertino ficou irritado com a situação e demitiu o advogado de defesa Alexander Lopes - o que fez com o juiz Antônio Souza cancelasse o julgamento.

O magistrado dissolveu o Conselho de Sentença, e dispensou os sete jurados para o júri. Dessa forma, o réu terá que adquirir uma nova equipe de defesa ou recorrer à Defensoria Pública.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento