Ouvindo...

Primavera começa com temperaturas acima da média e volta das chuvas; veja a previsão

Apesar da volta das chuvas em parte do país, queimadas devem continuar até outubro na Amazônia; La Niña também pode começar durante a estação

Primavera vai do dia 22 de setembro a 21 de dezembro

A primavera, também chamada de estação das flores, começa oficialmente no Brasil neste domingo (22). A estação vai até o dia 21 de dezembro e promete trazer mais chuva para pontos isolados do país. No entanto, o calorão e o tempo seco devem permanecer na maior parte do Brasil.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem ficar acima da média em pontos isolados do Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No resto do país, o tempo seco deve prevalecer até meados de novembro. A previsão de baixa umidade faz com que os incêndios florestais continuem até outubro no sul do Amazonas, um dos principais focos de queimadas da Amazônia.

O fim das queimadas na Amazônia também será determinante para a ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul. Segundo o Inmet, a qualidade e quantidade de chuva nesses locais depende da umidade vinda da floresta.

Leia também

O fenômeno La Niña, marcado pela redução de chuvas no Sul e aumento da precipitação no Norte e Nordeste, também tem 58% de chance de começar na primavera. A previsão indica que terá o retorno gradual da chuva na parte sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a partir de outubro.

Porém, na porção norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, altas temperaturas e chuvas irregulares marcam o início da primavera. Ainda neste início de estação, o Rio Grande do Sul será beneficiado por chuvas regulares, mas pode sofrer com a seca, caso o La Niña se estabeleça.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.