A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prendeu o homem que aparece em um vídeo descendo de uma motocicleta e ateando fogo em uma área de proteção ambiental da Serra da Beleza, em Valença, no sul do Rio de Janeiro.
O homem foi preso, em operação da polícia, no interior de uma fazenda. O local, no distrito de Conservatória, é ermo e de difícil acesso. Ele foi identificado após a investigação conseguir reunir uma sequência de imagens de circuitos de câmeras de segurança, em que é possível ver o suspeito se deslocar até o local onde o fogo foi ateado e, posteriormente, fugir da cena do crime.
Leia também: MG vive a pior crise de incêndios dos últimos anos, e bombeiros atendem 25 mil ocorrências só neste ano
O incêndio provocado por ele devastou aproximadamente 2.700 hectares de mata, sendo 1.500 hectares de matas nativas protegidas pela Área de Proteção Ambiental.
Após o crime, o investigado ainda foi flagrando por câmeras de segurança conversando com um motorista, morador da região, que foi ouvido e confirmou ter se encontrado com ele.
A motocicleta utilizada para a prática do crime foi localizada e apreendida pela polícia, além das roupas e o capacete utilizados pelo acusado. O preso ficará a disposição da justiça.