Atrofia do coração, músculos e pulmão causada por aumento do processo de morte celular: esses sãos os efeitos do câncer de mama quando ainda não é feita a administração de medicamentos.
Um estudo feito por meio de experimentos em animai conduzido, por pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, compartilha as novas descobertas que podem contribuir ara entender os mecanismos relacionados a evolução da doença.
Leia também: 
Os experimentos foram realizados em camundongos. Os pesquisadores analisaram as células do tecido cardíaco. “Os animais foram divididos em dois grupos. O primeiro se manteve saudável para estabelecer o grupo de controle. Já no segundo grupo, foram inoculadas células tumorais na mama. Após esse tumor crescer e se desenvolver, os pesquisadores observaram os efeitos no coração em comparação aos animais saudáveis. Além disso, foram feitas análise da expressão gênica e, posteriormente, análise da expressão proteica no coração dos camundongos”, informou o texto publicado no jornal da USP em 23 de agosto.
O estudo revelou que a doença causou uma atrofia não só do coração, mas também de músculos esqueléticos. “O coração com câncer diminuiu em tamanho e em peso, assim como o pulmão e outros músculos das pernas dos animais. Conforme os pesquisadores, essa atrofia muscular é ocasionada por uma modificação na expressão de proteínas”, disse.
*com informações do Jornal da USP
 
                 
 
 
 
