A maior frente fria do ano vai derrubar as temperaturas na maior parte do país e deve causar ondas de até quatro metros no Sul e Sudeste. O frio vai chegar até mesmo na região Norte. Em Rio Branco, no Acre, a mínima neste domingo (11) foi de 14,5ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outras capitais conhecidas pelas altas temperaturas também já sentiram o efeito do frio neste domingo. Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, registrou mínima de 6°C; Goiânia, em Goiás, 10°C; Cuiabá, no Mato Grosso, 14°C.
De acordo com o Climatempo, a onda de frio será causada devido a formação de um ciclone extratropical em alto mar. Os dias mais frios serão segunda-feira (12), terça-feira (13) e quarta-feira (14).
Leia mais:
- Previsão do tempo: SP tem a menor temperatura do ano; cidade do interior registra menos de 0ºC
- ‘Cidade mais fria do Brasil’ registra neve e sensação térmica de -19°C; veja imagens impressionantes
- Veja como fica a previsão do tempo para os próximos dias em MG
O ciclone também deve provocar uma forte agitação marítima. A Marinha do Brasil emitiu um alerta para mar agitado e ressaca para as regiões Sul e Sudeste.
Entre Chuí, no Rio Grande do Sul, e São Mateus, no Espírito Santo, as ondas podem variar de 2,5 a 4,0 metros de altura. O aviso é válido até a quinta-feira (15).