O secretário Municipal de educação da cidade de Belford Roxo, na Baixada, Denis de Souza Macedo, foi preso nesta terça-feira (8), numa operação da Polícia Federal contra desvio de dinheiro da merenda escolar do município. Denis foi preso em casa, em um condomínio de luxo em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense.
Ao todo, cerca de 100 agentes federais também estão nas ruas para cumprir 21 mandados de busca e apreensão. Um dos mandados de busca foi cumprido na casa de um empresário, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. No local, os agentes apreenderam 300 mil euros em espécie, o equivalente a R$ 1,8 milhão.
Segundo as investigações, foi possível verificar que agentes públicos atuantes na Secretaria de Educação de Belford Roxo, em conluio com pessoas jurídicas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes, desviaram recursos públicos originalmente destinados à aquisição de merendas escolares para as unidades de ensino da cidade. Os desvio foi de cerca de R$ 6 milhões que seriam destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Leia mais:
Polícia investiga se traficantes usam drones para monitorar e lançar granadas em comunidades do RJ ;Tiroteio deixa dois militares e um civil mortos e danifica linhas férreas no RJ ;Chefe do tráfico preso no RJ treinava com colete à prova de balas e fuzil para enfrentar tiroteios ;
As fraudes eram realizadas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a empresas que foram contratadas para fornecer merenda escolar. A investigação também revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de propina, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do município de Belford Roxo.
Os investigados podem responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.