Ouvindo...

Polícia prende três pessoas após encontrar blindagens de materiais radioativos em SP

Agentes do 53°DP realizaram prisões em flagrante neste sábado; colunas radioativas ainda não foram encontradas

Polícia prende três pessoas após encontrar blindagens de materiais radioativos em SP | CNN Brasil

Todas as blindagens do material radioativo que havia sido furtado no último domingo (30), foram encontradas na noite deste sábado (6) pela Polícia Civil no bairro de Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), agentes policiais do 53° DP (Parque do Carmo) prenderam três pessoas em flagrante por receptação e posse de material nuclear. Segundo a polícia, a ocorrência terminou por volta da meia noite.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou à CNN que, depois de uma análise do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, os cinco cilindros de chumbo encontrados correspondem aos cinco geradores que estavam desaparecidos.

As cinco colunas com material radioativo ainda não foram encontradas. Segundo a CNEN, as quatro colunas de Molibidênio-99 não apresentam risco, pois já foram exauridas. Mas o material de Germânio-68 requer um maior cuidado, já que apresenta atividade.

A CNEN encomendou ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade científica do órgão, uma análise dos potenciais riscos das colunas radioativas.

O instituto já adiantou que todos os radioativos não apresentam risco preocupante, mesmo em caso de uma manipulação inadequada. O estudo deve ser divulgado ainda neste domingo (7).

O 53°DP (Parque do Carmo) continua investigando o caso.

*Esta matéria está em atualização


Essa notícia é fornecida em parceria com a CNN Brasil

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.