Ouvindo...

Incêndios no Pantanal: Aeronáutica envia avião que pode despejar até 12 mil litros d'água

Aeronave chegou, nesta sexta-feira (28), em Corumbá (MS), município mais atingido pelas queimadas; bioma já registrou 12.135 focos de fogo neste ano

Aeronave KC-390 Millennium tem capacidade de descarregar até 3.000 galões d'água, o equivalente 12 mil litros

Após o Ministério da Defesa aprovar, nesta sexta-feira (28), o apoio das Forças Armadas no combate aos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal, o primeiro avião da Aeronáutica chegou a Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave KC-390 Millennium tem capacidade de descarregar até 3.000 galões d'água, o equivalente 12 mil litros, em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo. Para o sucesso da operação, o avião voa em baixas altitude e velocidade.

Imagens divulgadas pela FAB mostram que o KC-390 já começou a operar na região. Veja o vídeo aqui.

Leia também

Apesar do Comando Operacional Conjunto Pantanal II ter sido ativado somente nesta sexta, as Forças Armadas já atuam na região desde o dia 5 de junho. A Marinha empregou 250 militares, além de viaturas e aeronaves no combate ao incêndio que atinge a calha do Rio Paraguai.

O Exército também empregou militares no controle de focos de incêndio nas proximidades do Forte Coimbra, em Corumbá, mas o total de militares desempenhados na ação não foi divulgado. O apoio das Forças Armadas na região já conta com seis helicópteros, dois aviões e embarcações para transporte de militares, brigadistas e equipamentos.

Incêndios no Pantanal

O Pantanal já registrou 12.135 focos de fogo neste ano, sendo 8.279 no Mato Grosso (MT) e 3.856 no Mato Grosso do Sul (MS). Os dados, computados entre 1° de janeiro e 25 de junho, são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou no dia 14 de maio de 2024, situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraguai, vigente até 31 de outubro de 2024, podendo ser prorrogada caso a escassez persista.

Segundo o Painel do Fogo - ferramenta do Ministério da Defesa que detecta focos de incêndio através de um satélite - 628.353 hectares do Pantanal foram atingidos pelos incêndios desde o início do ano - 4% da área total do bioma. Cerca de 63% dessa área está localizada no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

*Com informações de Pedro Nascimento


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.