Ouvindo...

Chuva forte deixa cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

Com pontos intransitáveis, capital paulista registra trânsito acima da média nesta segunda (27)

Por volta das 10h, a cidade registrava 13 pontos de alagamentos, com oito deles intransitáveis

As fortes chuvas que atingem a capital paulista desde o fim de semana deixaram todas as regiões da cidade em estado de atenção para alagamentos na manhã desta segunda-feira (27), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo.

O alerta durou das 7h52 às 8h55, segundo o órgão. Uma grande área de instabilidade associada ao deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica provocou chuva com intensidade de moderada a até forte entre os municípios de Cabreúva, Jundiaí, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar, e entre as zonas Norte e Oeste da capital paulista.

Conforme o CGE, esse sistema se desloca rapidamente, no entanto, o solo encharcado das chuvas das últimas horas e a previsão de mais chuva aumenta o potencial para formação de alagamentos, inclusive intransitáveis.

Por volta das 10h, a cidade registrava 13 pontos de alagamentos, com oito deles intransitáveis. A situação gerou reflexos no trânsito, que registrou o dobro da lentidão da segunda passada. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 8h havia 895 km de lentidão.

De acordo com o CGE, as chuvas devem perder força no fim da manhã, entretanto o tempo permanece instável e há potencial para chuvas também no período da tarde. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas choveu 43,6 mm na capital paulista, o quarto maior volume do país até as 8h.

O Inmet informou que há previsão de chuvas intensas nesta segunda e na terça-feira (28) em áreas do Estado, incluindo a capital. O volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24 h, com ventos de até 60 km/h.

Por conta do solo encharcado, há potencial para formação de alagamentos e nas áreas de encosta com perigo de deslizamentos de terra.

Dia mais frio do ano e previsão do tempo

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para baixas temperaturas desde a manhã de sexta-feira (24). No domingo (26), segundo o Inmet, a cidade atingiu a temperatura mais baixa do ano, 14,2°C, mesmo registro de 19 abril.

O CGE aponta que a sensação de frio vai persistir neste segunda com a presença do ar polar e os altos índices de umidade. A temperatura máxima não deve passar de 20°C.

Na terça, ainda há condições para chuviscos durante a madrugada, mas no decorrer do dia o tempo melhora e o sol deve aparecer entre muitas nuvens. Mesmo assim, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, com termômetros variando entre a mínima de 15°C no fim da noite, e a máxima de 21°C no meio do dia.

Já na quarta-feira (29), o avanço do ar seco de origem polar vai diminuir a nebulosidade e provocar um dia com predomínio de sol e variação de nuvens. A temperatura mínima apresenta declínio, com 12°C na madrugada e no fim da noite. Durante o dia, a máxima não deve superar os 20°C, e os menores índices de umidade se aproximam dos 50%.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.