Ouvindo...

Times

Água do Guaíba volta a baixar e prefeitura derruba comporta; número de mortos tem atualização

Ao todo, 155 pessoas morreram até agora; de acordo com a Defesa Civil da cidade, a baixa acontece depois de três dias de recuo

O Rio Guaíba retomou a sua descida nas primeiras horas deste domingo (19), principalmente durante a madrugada. Os dados são da régua de medição no Cais Mauá, que indicavam 4,51 metros à meia-noite e 4,43 metros às 6h da manhã, descida de 8 cm que foi maior em seis horas do que em todo o dia de ontem.

A baixa acontece depois de três dias de recuo entre a quarta-feira (15) e sexta-feira (17) e estabilidade no dia de ontem, quando as águas praticamente não baixaram ao longo do dia, com pequenas oscilações para cima e para baixo.

O número de mortos devido ao desastre no Rio Grande do Sul chegou a 155, segundo a Defesa Civil, em um boletim divulgado nesse sábado (18). A quantidade de desaparecidos diminuiu para 94, enquanto o número de feridos se manteve o mesmo: 806.

No total, 2.321.720 pessoas foram afetadas pelas chuvas nos 461 municípios atingidos. Estão em abrigos 77.202 pessoas e 540.188 estão desalojadas. Um efetivo de 27.688 agentes resgatou 82.666 pessoas e 12.215 animais, utilizando 4.085 viaturas, 21 aeronaves e 289 embarcações.

De acordo com o governo, a estimativa é de que a população afetada pelo evento climático seja de 2,3 milhões de gaúchos. Com a baixa do Guaíba, a prefeitura derrubou uma comporta do Muro Mauá, em frente à Rua Padre Tomé, nas proximidades da Basílica das Dores.

Com a operação, será possível acessar duas casas de bomba, que ajudam a drenar a água acumulada nas ruas para fora da área urbana. A tendência é que o Guaíba siga baixando neste domingo (19) e em alguns momentos de forma até mais acelerada. E possível que o dia termine com o nível ao redor de 4,25 metros a 4,30 metros.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais