Ouvindo...

Chuvas no RS: comerciantes lamentam perdas e projetam recomeço após enchentes

Empresários aproveitaram a redução do nível da água em Porto Alegre para limpar lojas; tragédia já matou mais de 150 pessoas

Comerciantes de Porto Alegre tentam retomar suas atividades após semanas de enchentes que tomaram a maior parte das ruas da cidade. A Itatiaia conversou com alguns empresários do bairro Menino Deus, um dos mais tradicionais da capital gaúcha. Emocionados, os lojistas calculam suas perdas e planejam o recomeço (veja o vídeo acima).

Uma das empresárias ouvidas pela reportagem é Andréia de Sá, responsável pelo Bauru Country. Ela conta que esta é a maior cheia enfrentada por ela em 30 anos de atuação na avenida Getúlio Vargas. Ela afirma que teve perda total em vários eletrodomésticos, incluindo freezers. Uma loja que ela planejava abrir do outro lado da rua nem chegou a ser inaugurada.

Leia também

Tragédia no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 1 milhão pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 154 mortos, 98 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.