Comerciantes de Porto Alegre tentam retomar suas atividades após semanas de enchentes que tomaram a maior parte das ruas da cidade. A Itatiaia conversou com alguns empresários do bairro Menino Deus, um dos mais tradicionais da capital gaúcha. Emocionados, os lojistas calculam suas perdas e planejam o recomeço (veja o vídeo acima).
Uma das empresárias ouvidas pela reportagem é Andréia de Sá, responsável pelo Bauru Country. Ela conta que esta é a maior cheia enfrentada por ela em 30 anos de atuação na avenida Getúlio Vargas. Ela afirma que teve perda total em vários eletrodomésticos, incluindo freezers. Uma loja que ela planejava abrir do outro lado da rua nem chegou a ser inaugurada.
Tragédia no RS
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.