Agentes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) já autuaram 65 supermercados e outros estabelecimentos na região metropolitana de Porto Alegre que teriam cobrado preços abusivos por produtos em meio à tragédia no estado gaúcho. Um dos flagras feitos pelo órgão chama a atenção: uma loja vendendo um galão de 20 litros de água por impressionantes R$ 80,00.
As empresas foram autuadas a partir das quase 700 denúncias feitas por populares, a maior parte contra mercados, farmácias, postos de gasolina e empresas que revendem água e gás. Dois funcionários de um posto de gasolina foram presos, mas o Ministério Público não detalhou quais crimes foram cometidos por eles.
Tragédia no RS
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.