Ouvindo...

PC prende quadrilha que fingia ser Governo do RS para receber doações

No total, são 50 casos apurados, 25 procedimentos policiais, sendo um deles o de uma quadrilha de quatro pessoas que fingia ser o Governo do RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza, nesta quarta-feira (15), uma operação contra quadrilhas que utilizam a tragédia no estado para aplicar golpes em pessoas que querem fazer doações. Falsas contas de ONG’s, Pix falsos e até mesmo fake news são investigadas.

Até o momento, a PC prendeu duas pessoas de uma quadrilha de Santo André, em São Paulo, que copiou o perfil e identidade visual do Governo do RS e recebia Pix que seriam doações. O grupo era composto por quatro pessoas: três adultos e um menor de idade. O menor foi apreendido e dois adultos foram presos. O terceiro segue sendo procurado.

No total, são 50 casos apurados, 25 procedimentos policiais, sendo um deles o da quadrilha citada acima. As contas bancárias foram bloqueadas, e agora a PC tenta verificar o número de vítimas que sofreram o golpe e o valor recebido pela quadrilha.

Leia também

Além disso, a Operação ‘Dilúvio Moral’ investiga canais que divulgam notícias falsas que geram alarde desnecessário e pânico na sociedade. Uma força-tarefa atua contra crimes cibernéticos desde o início do desastre.

Caso veja algo suspeito, denuncie para a Polícia Civil no 197.

Balanço das chuvas

O número de desaparecidos devido às chuvas no Rio Grande do Sul caiu de 112 para 108 nesta quarta-feira (15), segundo o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil. A quantidade de mortos continua a mesma: 149.

Nos 446 municípios afetados, 2.124.553 pessoas foram prejudicadas, 76.580 estão em abrigos e 538.245 estão desalojadas. O número de feridos continua também em 806 feridos.

Um efetivo de 27.651 agentes resgatou 76.588 pessoas e 11.427 animais. Foram utilizadas 4.405 viaturas, 45 aeronaves e 340 embarcações.


Participe dos canais da Itatiaia:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.