Moradores de mais seis municípios do Rio Grande do Sul já podem solicitar a partir de hoje (14) o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Confira a lista dos municípios estão com período de saque aberto
- Agudo,
- Anta Gorda,
- Bom Retiro do Sul,
- Candelária,
- Encantado,
- Esteio,
- Farroupilha,
- Feliz,
- Guaíba,
- Jaguari,
- Nova Palma,
- Nova Santa Rita,
- Portão,
- Porto Alegre,
- Porto Xavier,
- Rolante,
- Santa Tereza,
- São Marcos,
- São Sebastião do Caí,
- Sobradinho,
- Taquara e
- Triunfo.
Conforme previsto no decreto, o saque pode ser realizado pelos trabalhadores residentes nas áreas afetadas indicadas pela Defesa Civil dos municípios reconhecidos pelo Governo Federal. Assim, com o reconhecimento do estado de calamidade pública ou situação de emergência por Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o município deve apresentar à CAIXA a lista com os endereços das áreas afetadas pelo desastre.
Como acessar
Para ter acesso ao recurso, é necessário que o trabalhador possua saldo na conta do FGTS. De acordo com o decreto, não há mais prazo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados do Rio Grande do Sul no mês de maio. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.
Tragédia em números
Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 2,1 milhões de pessoas.
De acordo com os dados mais atualizados, são 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos.
Novas chuvas
Com a previsão de novas chuvas, a
A projeção é ainda maior que o recorde anterior, quando o rio alcançou os 5,33 metros no dia 6 de maio.
O perigo é que os níveis dos rios devem subir rapidamente e superar as cotas de inundação, especialmente nas bacias dos rios Caí e Taquari, e posteriormente chegando no Jacuí (chamado de Guaíba na capital gaúcha). Nos rios Gravataí e Sinos a expectativa é de elevação, mas as águas também devem descer rumo ao Guaíba.