O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, foi iluminado, na noite desta terça-feira (7), com as cores verde, amarela e vermelha presentes na bandeira do Rio Grande do Sul, para homenagear a população vítima de fortes chuvas, nas últimas semanas.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 95 o número de mortes por causa das enchentes no estado gaúcho. Ao todo, 1 milhão e 400 mil pessoas foram afetadas em 397 municípios.
Arrecadações
Na segunda-feira (6), São Paulo encaminhou o primeiro lote de donativos ao RS. Mais de 13 toneladas de suprimentos essenciais como água potável, colchões e cobertores, além de disponibilizar 25 antenas para conexão à internet via satélite e nove geradores de energia elétrica para auxiliar no restabelecimento da comunicação e do fornecimento de energia elétrica nas áreas impactadas.
Equipe paulista auxilia no resgate de pacientes no Hospital Municipal de Canoas
Resgate
A polícia de São Paulo já enviou três helicópteros da Polícia Militar para auxiliar no resgate de vítimas em áreas de risco. Entre as aeronaves o Águia 33 da PM, uma aeronave que funciona como uma “UTI aérea” com equipamentos hospitalares e itens para realização de intervenções cirúrgicas.
A aeronave ajudou no transporte de uma criança de 10 anos em tratamento de câncer para um hospital em Porto Alegre, que estava internado na cidade de São Leopoldo, interior do estado.
No total, mais de mil pessoas foram resgatadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo até esta terça-feira (7). A ação é realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação paulista.