Ouvindo...

Corpo de Bombeiros de Minas resgata idosa de 97 anos ilhada no Rio Grande do Sul

A mulher estava em sua casa, que está em uma área de alagamento em Canoas, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está no Rio Grande do Sul desde quinta-feira (2)

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) resgatou uma idosa de 97 anos em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nesse domingo (5). Os militares mineiros foram enviados para o Sul para auxiliar as equipes de buscas diante da maior catástrofe da história do estado.

A idosa resgatada estava em casa, que fica em uma das áreas de alagamento da cidade.

VEJA AQUI O VÍDEO

Nesta segunda-feira (6), a equipe segue atuando na busca e no salvamento de vítimas das chuvas. As equipes do Corpo de Bombeiros de Minas estão no RS desde quinta-feira (2) e, em menos de 24 horas, a equipe participou do salvamento de 187 pessoas que sofrem com a situação.

Leia também

Os bombeiros de Minas também estão presentes em Bento Gonçalves. Uma equipe com cães esteve nas áreas de soterramento, e outro grupo de militares, do pelotão de Busca e Salvamento, realizou buscas e resgates com apoio de helicópteros.

Além disso, o Governo de Minas Gerais encaminhou quatro aeronaves do CBMMG para o Rio Grande do Sul. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também vai enviar uma equipe para ajudar na retomada das operações das estações de tratamento de água, com 18 integrantes.

Estado de calamidade pública no RS

O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB-RS), chegou a dizer que este é “o maior desastre da história do Rio Grande do Sul”, e desde a última quarta-feira (1), foi decretado estado de calamidade pública.

De acordo com a Defesa Civil, já são mais de 870 mil pessoas afetadas pelas chuvas. Até o momento, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados. Além disso, quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.

As regiões mais afetadas são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.


Participe dos canais da Itatiaia:

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.