Ouvindo...

Vigilante tem arma roubada e é morto em hospital do Recife no último dia de plantão antes de se aposentar

Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, foi morto por um paciente que tentava fugir do hospital; minutos depois, o suspeito foi morto pelos demais vigilantes da unidade

Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, foi morto ao tentar recuperar arma roubada

Um vigilante do Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife, em Pernambuco, foi morto enquanto fazia o último dia de plantão da carreira antes de se aposentar. Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, teve a arma roubada por um paciente que tentava fugir do hospital durante a troca de plantão dos vigias. Após matar o idoso, o suspeito foi espancado e morto a tiros por outros vigilantes ao tentar fugir. As informações são do portal g1.

Além de Nivaldo, outro vigilante foi baleado no peito pelo paciente, mas não teve ferimentos graças a um colete à prova de balas. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (25). Por volta das 4h30, os vigilantes estavam passando a arma um para o outro, devido a troca do plantão.

Nesse momento, um paciente que estava internado no setor de ortopedia do hospital, desde terça-feira (23), tomou o revólver e correu. Nivaldo e um colega correram atrás do homem, que atirou contra os dois. Profissionais da saúde tentaram reanimar o vigiante, mas ele não resistiu.

Leia também

Minutos depois da morte de Nivaldo, um grupo de vigilantes conseguem alcançar o paciente. Imagens de câmera de segurança mostram o momento que o suspeito aparece caído no chão e dois vigilantes de pé. Outros três vigilantes chegam até o local e agridem o homem com chutes. Em seguida, um dos vigilantes atira no paciente, que morre no local. Os profissionais deixam o homem caído e vão embora em motos.

A defesa dos vigilantes, que não tiveram o nome divulgado afirma que o tiro foi em legítima defesa. “Quando o vigilante se aproxima, entende que ele [o paciente] ia esboçar alguma reação e efetua um disparo de contenção”, alegou o advogado Eduardo Morais ao g1.

O homem que atirou contra o paciente foi preso em flagrante. Os outros vigilantes foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Recife, para prestarem depoimento.

Último plantão da carreira

Nivaldo estava em processo de se aposentar e, segundo o diretor do hospital, Petrus Andrade Lima, esse era o último dia que ele faria plantão na unidade. “A família já foi comunicada, já está aqui, já está presente, recebendo apoio do hospital [...]. Ele não estaria aposentado, está em processo de aposentadoria e hoje era o último plantão dele”, disse o gestor.

Ainda de acordo com Petrus, a segurança da unidade conta com 66 vigilantes contratados, de uma empresa privada. Desse total, 16 profissionais atuam nos plantões noturnos e 18, nos diurnos. O diretor disse que a equipe do Hospital da Restauração não irá divulgar o nome do paciente envolvido no caso.

“As investigações estão a cargo da Polícia Civil. A PM foi chamada durante o evento. E, a partir de agora, o que a gente pode dizer é que, apesar da consternação de toda a equipe, o hospital funciona normalmente. Não houve nenhum evento relacionado a esse caso”, afirmou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.