Ouvindo...

Após morte do cão Joca, ministro se reúne com representantes de companhias aéreas

Silvio Costa Filho, da pasta de Portos e Aeroportos, quer legislação mais dura para transporte de animais

Joca e o tutor João Fantazzini Júnior

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai se reunir nesta quinta-feira (25) com representantes das companhias aéreas Gol, Azul e Latam para tratar sobre o transporte de animais. A reunião foi convocada após o caso da morte do cão Joca, um Golden Retriever, em um voo da Gol.

Em entrevista à CNN, ele afirmou que “precisamos de uma legislação mais dura” em relação ao tema. “Que esse episódio tão triste sirva como uma janela de oportunidade para rediscutirmos as regras em vigência e apertarmos o que existe hoje”, afirmou.

Além dos representantes das companhias, o ministro também vai se reunir com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira. O ministério e a Anac estão investigando o caso.

Costa Filho também deve se encontrar com políticos para tratar sobre projetos relacionados ao tema que estão em tramitação no Congresso.

O cão Joca morreu na segunda-feira (22). O animal deveria ter ido de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso. Porém, Joca foi enviado para Fortaleza, no Ceará, onde inclusive teria sido deixado no sol.

A Gol confirmou a morte do cachorro e disse que ela ocorreu por uma “falha operacional”. O trajeto, que seria de até 2h30, acabou sendo de cerca de 8h.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.