Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

OAB pede afastamento de promotor que chamou advogada de ‘feia’

O Ministério Público instaurou processo disciplinara para investigar Douglas Chegury por “ofensa à dignidade da mulher”

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou reclamação formal ao Ministério Público (MP) pedindo o afastamento de um promotor de Justiça de Goiás que chamou a advogada de “feia” durante julgamento.

O promotor Douglas Chegury ofendeu a advogada criminalista Marília Gabriela Gil Brambilla, em 22 de março, depois dela fazer o gesto de enviar um beijo em sua direção durante sessão do Tribunal do Júri em Alto Paraíso (GO).

Em vídeo nas redes sociais, a advogada afirmou nunca ter vivido algo semelhante em seus 22 anos de carreira. A sessão foi anulada após uma jurada se levantar durante à discussão provocada pela ofensa.

Leia também

“Ofensa a dignidade da mulher”

O pedido de afastamento do Conselho Federal da OAB foi enviado corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, nessa terça-feira (2).

Em resposta à solicitação, o MP instaurou reclamação disciplinar contra o promotor Douglas Chegury. Sua conduta está sendo investigada como possível infração por “ofensa à dignidade da mulher e ao decoro da função ministerial”.

Segundo a OAB, a conduta do promotor não se limita ao incidente envolvendo a advogada Marília Gabriela Gil Brambilla. Existe preocupação com repetidos desvios de conduta e abusos de autoridade.

A OAB solicitou ao MP-GO informações sobre denúncias e representações contra o promotor. Também foi requisitado o processamento da reclamação disciplinar para a apuração e julgamento da conduta do promotor.

“A postura agressiva e autoritária do promotor compromete a imagem do Ministério Público, instituição que deve primar pela imparcialidade e pelo respeito aos direitos fundamentais”, disse a OAb em comunicado.

*

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Leia mais