A Caixa Econômica Federal e os Correios anunciaram, nesta segunda-feira (25), que o compartilhamento de suas estruturas, processos e serviços, em parceria divulgada neste mês, deve ser implementado em todos os municípios do Brasil até o fim do ano.
A população terá acesso a serviços relacionados ao PIS, Seguro-Desemprego, Bolsa Família e FGTS nas agências da estatal de entregas. Do outro lado, as lotéricas também poderão oferecer postagem e retirada de encomendas, por meio do chamado ‘Ponto de Coleta’.
A parceria começou a ser testada no dia 12 de março, em uma unidade dos Correios no município de Peixe-Boi, no norte do Pará.
Os clientes da Caixa da cidade de 8 mil habitantes passaram a contar agora com atendimento por videoconferência para serviços, como: atualização cadastral; desbloqueio de senhas; consulta e autorização de saque de benefícios sociais; além de orientações sobre o abono do PIS, o Seguro Desemprego, o FGTS e o INSS.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a parceria inédita vai permitir contar com mais pontos de atendimento postal e acesso a serviços.
Já para o presidente da Caixa, Carlos Vieira, as duas empresas são ponto de ligação entre a população mais carente e as políticas públicas do Governo Federal. Por isso, o compartilhamento de espaços ‘estimula a inclusão, a bancarização e a cidadania’, completou.
A ideia é que o uso em conjunto de imóveis entre os Correios e a Caixa também ajude no investimento em infraestrutura predial, por meio da recuperação de propriedades.
*Com informações da Agência Brasil