Imagens de uma influenciadora digital de Anápolis, em Goiás, criticando vagas exclusivas para autistas em um estacionamento de um shopping de Goiânia geraram revolta nas redes sociais. O vídeo teria sido postado para um grupo de amigos próximos da maquiadora, mas acabou vazando.
A mulher filma as vagas exclusivas para pessoas que têm o transtorno do espectro autista. “Agora tem vaga exclusiva para autista. Cara, o mundo tá muito difícil. Eu quero saber é quando vai ter vaga para gordo estressado”, afirma a maquiadora.
Em um dos vídeos, ela usa um termo ofensivo para citar a comunidade LGBTQIA+. “A vaga é tão colorida que achei que era vaga para viado”, escreveu a mulher em um dos vídeos publicados.
A mãe da mulher, que estava do lado durante a gravação, repreende os comentários e o fato dela estar filmando as vagas. “Você não vai fazer isso. Qual é o problema do autista?”, questiona. A filha responde: “Vou sim, eu não tenho nenhum problema com autista, achei até que era vaga para viado”, repete.
Vagas preferenciais em estacionamentos são direito para pessoas autistas por todo o país. A determinação veio em 2012, quando o autismo foi definido como deficiência.
Repercussão
Através das redes sociais, a influenciadora se desculpou. “Preciso vir aqui e dizer que não foi uma brincadeira que eu me orgulho. Postei nos meus melhores amigos... lá tem 18 pessoas”, disse.
A mulher ainda publicou outra nota onde afirma que “as palavras não podem ser vistas como brincadeira e não deveriam ser ditas nem para mim mesma, imagine para um grupo. Acreditem, elas não me representam”, escreveu.