Ouvindo...

Líderes na Câmara de SP se reúnem a portas fechadas sobre CPI do padre Júlio Lancellotti

Comissão ainda não foi instalada pela Casa; pároco se diz inocente sobre acusações de teor sexual

Padre Júlio está sendo alvo de abertura de CPI em São Paulo

Em uma reunião a portas fechadas, os líderes partidários na Câmara de São Paulo se reúnem na tarde desta terça-feira (5) para discutir sobre a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas denúncias de crimes sexuais envolvendo o Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua.

A informação foi divulgada pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, e confirmada pela Itatiaia com a assessoria de imprensa do Legislativo Municipal. O encontro do Colégio de Líderes está marcado para começar às 14h. “Para mais detalhes, temos de esperar a reunião”, informou a assessoria.

Conforme informações de Pedro Duran, da CNN Brasil, três denúncias contra o padre devem ser tratadas na reunião. O novo relato seria de um homem que teria sido assediado em uma ONG e que teria mantido relações sexuais com o religioso em troca de dinheiro para comprar drogas.

A suposta denúncia, no entanto, não faz parte de inquéritos policiais, processos jurídicos ou canônicos e também não foram apresentadas provas que endossem o relato, segundo apuração da CNN.

O novo relato que será apresentado pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), que tenta relacionar as denúncias contra o padre a ONGs, de modo que o requerimento já assinado e apresentado possa ser usado como base para uma CPI sobre o caso. Inicialmente, a CPI seria para investigar a atuação de ONGs.

Outra denúncia, já conhecida, trata de um vídeo em que supostamente o padre aparece em uma chamada com um menor de idade em conversa de teor sexual, que teve investigações arquivadas pelo Ministério Público e pela Arquidiocese de São Paulo por falta de provas.

A terceira denúncia, que está sendo apurada pela Igreja Católica, trata de um relato de um homem que, aos 11 anos, teria recebido carícias indevidas do padre na sacristia. Este homem já prestou depoimento à Arquidiocese sobre o caso.

O padre Júlio Lancellotti tem negado as denúncias envolvendo o nome dele. A reportagem tenta contato com ele para saber sobre a reunião e a suposta nova denúncia. O padre se diz atacado por defender a população de rua.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.