As duas maiores companhias aéreas brasileiras travam uma grande disputa nos tribunais americanos. Ontem (12), a Gol Linhas Aéreas solicitou a um Tribunal dos Estados Unidos que investigue a conduta de sua concorrente, a Latam Airlines, durante processo de recuperação judicial da empresa. O pedido foi parcialmente aceito.
O CEO da Gol, Celso Ferrer, informou que a empresa optou pelo processo na Justiça norte-americana por recomendação dos advogados da companhia no país. Na prática, a empresa acionou um instrumento legal nos Estados Unidos conhecido como “Chapter 11" (similar à recuperação judicial brasileira), utilizado pelas empresas para suspender a execução de dívidas e realizar reestruturação financeira e operacional.
Lei de falências dos EUA ⚖️
O advogado da Gol, Andrew Leblanc, disse ao juiz de falências dos EUA, Martin Glenn, que é necessário investigar se a conduta da Latam violou a lei de falências do país. Glenn, por sua vez, pediu que a Latam forneça documentos e disponibilize seus executivos para entrevistas com os advogados da GOL. O juiz também disse que é impensável acreditar que foi coincidência a companhia começado seu processo de contratação de novos funcionários no dia seguinte ao pedido de falência da Gol.
Na semana passada, a empresa acusou a Latam de aproveitar sua falência para tentar roubar suas aeronaves, contratar seus pilotos e desencorajar os agentes de viagens de reservar voos de clientes com a Gol.
A Latam, por sua vez, respondeu por meio de nota:
“A companhia está ativa no mercado há vários meses com o objetivo de garantir a capacidade necessária para atender às necessidades contínuas e de longo prazo no contexto dos desafios globais da cadeia de suprimentos e da falta de aeronaves/motores.”
Como funciona a recuperação judicial? 💰
- Credores ficam impedidos de obter bens ou propriedades da companhia aérea.
- A medida também suspende ações contra a empresa.
O que pode acontecer com a empresa? 🙍♂️
Com o processo de recuperação judicial, a empresa quer reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e “fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo”.
Interior da aeronave temática da Gol #MeuVooCompensa que tem o apelo da sustentabilidade.
Qual é a situação atual da Gol? 🛬✈️🛩️
- As dívidas da companhia são estimadas em R$ 20 bilhões.
- Todos os voos estão operando normalmente e todas as passagens aéreas e reservas permanecem inalteradas.
- O programa de fidelidade Smiles também não terá alterações e continuará disponível.
- A companhia garantiu US$ 950 milhões em financiamento para apoiar seus negócios, na modalidade debtor-in-possession (devedor em posse, na tradução livre) — uma espécie de empréstimo feito em ambiente de recuperação judicial.
- O crédito será obtido por meio de um grupo de investidores. São membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders (investidores que possuem títulos de dívidas) da Abra — holding que controla a Gol —, além de outros Bondholders da Abra.
- A Gol tem números operacionais sólidos diante da boa demanda por viagens aéreas no Brasil. As altas despesas com leasing (contrato de aluguel de aeronaves) e juros, no entanto, têm pressionado seu fluxo de caixa e afetado seu perfil de dívida.
- A companhia também enfrentou problemas de capacidade em meio a atrasos nas entregas de aeronaves da Boeing.
- A Gol detinha 33% de participação de mercado na indústria de aviação brasileira no ano passado.