Subiu para 12 o número de mortes confirmadas devido ao temporal que atingiu o Rio de Janeiro durante o fim de semana. A informação foi concedida pelo governador do Estado, Cláudio Castro, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (15).
Uma pessoa segue desaparecida, e militares do Corpo de Bombeiros atuam nas ruas realizando resgates e trabalhos de limpeza e salvamento. Além da capital, cidades da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, ainda estão debaixo d'água.
A Prefeitura de Duque de Caxias, junto à Defesa Civil, continua nas ruas realizando trabalhos de limpeza, a fim de minimizar os estragos causados pela chuva na cidade. As equipes estão realizando varrição e remoção de lixo, entulhos e lama das ruas e canais, além de realizar assistência às pessoas afetadas pela chuva.
A cidade segue sob estágio de alerta de chuvas intensas. Segundo a Prefeitura, há previsão de pancadas de chuva isoladas, de intensidade moderada, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas na tarde desta segunda-feira (15).
A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reforçam aos moradores das regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro e liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Estado de Emergência
Além do Rio de Janeiro, o Governo Federal decretou estado de emergência nos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (15).
Os municípios da Baixada Fluminense foram atingidos por fortes chuvas que começaram no sábado (13) e se intensificaram na madrugada de domingo (14), especialmente na região Norte da capital.
Recomendações:
- Atente-se aos pontos de alagamento para não ficar ilhado;
- Não fique embaixo de árvores;
- Evite sair de casa com chuvas muito fortes.
*Com informações da CNN