Uma onça-pintada escalou a parede próxima à área do Zoológico de Brasília, aproximando-se dos visitantes que registravam vídeos e fotos do animal. Com apenas três movimentos, o felino subiu uma pilastra abaixo da área visitada.
Colocando as patas entre as grades do recinto, a onça observou os visitantes por alguns segundos até que um segurança interveio, levando-a a descer.
Onça-pintada sobe parede do Zoológico de Brasília e surpreende visitantes https://t.co/pKh7Wn0fYO pic.twitter.com/Ald8M64Vne
— Itatiaia (@itatiaia) December 30, 2023
Em comunicado, o Zoológico de Brasília assegura que não houve ameaça aos visitantes, esclarecendo que o vídeo demonstra apenas uma aproximação do animal à grade superior. Veja nota na íntegra:
"É com o compromisso de transparência e segurança que o Zoológico de Brasília comunica à população sobre o recente incidente envolvendo uma onça-pintada nessa quinta-feira (28/12).
Informamos que a onça não saiu do recinto. O que ocorreu foi uma aproximação do animal da grade de contenção superior e não houve risco para os visitantes.
O Zoológico está tomando medidas imediatas para garantir a segurança de todos. Além dos mecanismos de segurança já existentes, o Zoológico de Brasília informa que a nova barreira começará a ser instalada a partir da próxima semana. A visitação no local está mantida porque foi colocada a cerca elétrica, como uma medida paliativa, que não oferece riscos aos animais e aos visitantes. A cerca elétrica foi instalada sexta-feira (29).
Reiteramos que a equipe especializada do Zoológico está monitorando de perto o comportamento dos animais e mantendo a vigilância constante para assegurar a integridade de todos. A segurança e o bem-estar dos visitantes e animais são prioridades absolutas.
Agradecemos a compreensão da comunidade e reafirmamos nosso compromisso com a preservação da vida selvagem e a experiência segura e educativa que oferecemos a todos que nos visitam.
O segurança do Zoológico de Brasília agiu com prontidão ao tentar impedir a aproximação da onça da grade de segurança. Sua ação reflete o compromisso com a segurança dos visitantes. Embora a onça tenha eventualmente decidido descer por conta própria, a intervenção do segurança demonstra a importância da vigilância constante próxima aos recintos, onde o cuidado com a interação entre animais e público é essencial para garantir um ambiente seguro e harmonioso para todos.”