Ouvindo...

Mina da Braskem em Maceió: afundamento passa de dois metros; cidade continua em alerta

Segundo a Defesa Civil de Maceió, desde que o risco de colapso foi contatado, a mina 18 da Braskem afundou 2,09 metros

Área onde ficam as minas da Braskem em Maceió

A Defesa Civil de Maceió informou, nesta sexta-feira (8), que a velocidade de deslocamento da mina 18 da Braskem é de 0,21cm por hora. Segundo o órgão, desde que foi constatado que a estrutura estava “sob risco iminente de colapso”, em 29 de novembro, a mina já afundou 2,09 metros. Só nas últimas 24 horas, a mina afundou 5,2 cm.

Apesar da velocidade ter diminuído em relação aos dias de crise - em 29 de novembro, a mina teve um deslocamento vertical de até 5 cm por hora -, a Defesa Civil mantém a cidade em alerta. “Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”.

Em nota divulgada nesta sexta, a Braskem informou que as coordenações de Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional concluíram que “o risco de colapso do solo em um trecho no bairro do Mutange, em Maceió, atinge restritamente uma área com diâmetro aproximado de 78 metros, correspondente a três vezes o raio da cavidade 18".

Segundo a empresa, o trecho em que o colapso pode acontecer é equivalente ao tamanho de uma piscina olímpica e meia. A Braskem ainda ressalta que a a velocidade de afundamento do solo tem se mantido constante nos últimos dias - cenário que as autoridades consideram próximo ao de estabilidade.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.