Ouvindo...

Onda de calor: quais são as dúvidas mais pesquisadas no Google?

Estados da Região Sudeste lideram o ranking de interesse pelo assunto; ‘ar condicionado’ lidera as buscas do último dia

As pesquisas por calor aumentaram quase cinco vezes no Brasil na última semana

A onda de calor que atinge parte do Brasil também teve forte impacto nas pesquisas do Google. As buscas por palavras e assuntos ligados ao calor cresceram quase seis vezes na última semana, em comparação com a semana anterior. Os dados são do Google.

Qual foi a maior aflição dos brasileiros nesse período? A hora de dormir. A pergunta com maior crescimento foi Como refrescar o quarto no calor?

Em todo o país, as consultas por temperatura quase dobraram no período citado. Os estados da região Sudeste são os que mais pesquisam esses termos nos últimos sete dias.

O que tem a ver com a temperatura. Belo Horizonte registrou o terceiro dia seguido de recorde de calor. São Paulo vive uma semana de calor intenso, acima de 36 graus. E no Rio de Janeiro a sensação térmica chegou a impressionantes 58ºC na terça-feira (14).

Palavras mais buscadas

Três palavras estão entre as 25 mais buscadas no Google entre segunda (13) e terça (14):

  • ar-condicionado - 11ª mais buscada

  • temperatura - 12ª mais buscada

  • ventilador - 24ª mais buscada

Além de querer saber sobre os produtos, os brasileiros também procuram “hackear” os aparelhos e encontrar soluções caseiras e mais baratas.

Entre as buscas que mais cresceram estão “ventilador com gelo caseiro” (+2.800%) e “ar condicionado caseiro com gelo” (+2.200%).

Conforto pros melhores amigos

Os brasileiros também estão preocupados com seus melhores amigos... animais. Nas pesquisas sobre “cachorro”, houve aumento expressivo nas buscas por ‘tapete gelado cachorro’. O mesmo aconteceu com os felinos: ‘tapete gelado gato’ também teve grande crescimento na procura.

Até que dia vai a onda de calor?

Essa é a terceira pergunta mais pesquisada nos últimos 7 dias. Em Belo Horizonte ela dura pelo menos até o fim de semana, de acordo com o Climatempo.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.