Uma mudança brusca no tempo provocou um fenômeno raro na praia de Laguna, em Santa Catarina, neste sábado (11). Um meteotsunami, que é uma onda gigante causada por variações de pressão atmosférica, invadiu a orla e arrastou vários carros que estavam estacionados na areia. Ninguém ficou ferido.
O meteotsunami ocorreu na região do Farol de Santa Marta, onde as águas do mar estavam tranquilas antes da chegada da frente fria. Segundo o MetSul Meteorologia, uma frente de rajada com chuva e vento forte se deslocou do nordeste e do leste do Rio Grande do Sul para o sul de Santa Catarina, causando uma queda abrupta na pressão do ar.
Esse fenômeno afetou tanto o continente quanto o oceano, gerando ventos de até 73 km/h no Farol de Santa Marta. Em alto mar, as rajadas devem ter sido ainda mais intensas, criando as ondas que surpreenderam os banhistas em Laguna.
O MetSul explicou que o meteotsunami é diferente de um tsunami comum, que é provocado por terremotos ou erupções vulcânicas no fundo do mar. O meteotsunami é mais raro e depende de condições específicas de tempo e maré para acontecer.
Assista: