Ouvindo...

Invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é tema da redação do Enem 2023; veja análise

Estudantes fazem o primeiro dia de provas neste domingo (5)

O tema da redação do Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Ele foi divulgado pelo Inep, responsável pela prova, no início da tarde deste domingo, 5.

O Instituto reforçou que os candidatos precisam fazer um texto do tipo “dissertativo-argumentativo” sobre o tema - “ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto”.

Como nos anos anteriores, a proposta de redação apresenta textos motivadores, que podem ser usados pelos alunos para desenvolver a argumentação.



Janiny Nominato, Professora e Coordenadora pedagógica de Redação do Chromos, analisou o tema. Veja a seguir:

O tema de redação do ano de 2023 sugeriu a abordagem de um assunto muito importante no cenário brasileiro: o trabalho.

Nesse sentido, há a delimitação de uma atividade laboral especificamente voltada à economia do cuidado, a qual se faz relevante, dada a invisibilização do grupo social que mais exerce esse tipo de atribuição: a mulher. Esta atua neste ramo como empregada doméstica, cuidadora de idosos e profissional do cuidado de pessoas com deficiência (PCD). Desse modo, a prestação de cuidados é subvalorizada socialmente por ser vista como custo, não como investimento.

Nesse contexto, a disparidade econômica e a de gênero são relevantes para análise do drama da invisibilidade, já que o papel da mulher é determinado por raízes patriarcais que designam, desde a infância, que a responsabilidade de quaisquer ações de cuidado no ambiente familiar é feminina.

A partir disso, deve-se considerar que a realização de tais tarefas não é reconhecida devidamente, de modo que esse grupo não é social nem financeiramente valorizado por seu desempenho.

Ansiedade pela divulgação

O tema da redação do Enem costuma ser divulgado logo no início da prova, antes das 14h. Neste ano, porém, demorou um pouco mais. Foi o suficiente para a internet ser inundada de memes com os ansiosos pelo assunto.

Veja alguns dos mais interessantes nesta reportagem.

Vazamento

No sábado (4), o Inep veio a público se posicionar sobre o suposto vazamento do tema da redação. Um print circulava nas redes sociais com o suposto assunto, mas o Inep negou o vazamento e reforçou as informações sobre a segurança do exame.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 vai ser aplicado em novembro, nos dias 5 e 12 - dois domingos seguidos.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

No segundo dia, é a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

O Inep divulgou no último dia 24/10 os locais de prova em que cada candidato deve ir. Veja aqui como acessar o seu.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023 clicando neste link.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais