Ouvindo...

Queda de avião no Acre: veja fotos do acidente aéreo que matou 12 pessoas carbonizadas

Avião de pequeno de porte, modelo Caravan, caiu próximo ao Aeroporto de Rio Branco, logo após a decolagem

Ao todo, 12 pessoas morreram carbonizadas

Um avião de pequeno porte caiu, modelo Caravan, e provocou a morte de 12 pessoas carbonizadas, logos após a decolagem, neste domingo (29). A queda foi próxima ao Aeroporto de Rio Banco (Acre). Das pessoas que estavam a bordo, o Governo do Acre confirmou que nove eram adultos e uma era uma bebê, além de dois tripulantes, sendo o piloto e o copiloto. Veja abaixo imagens do acidente.

O governo confirmou, por meio de nota, que o voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. Após o acidente, a guarnição do Corpo de Bombeiros, que fica baseada no aeroporto, foi imediatamente acionada pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), além da guarnição do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, o mais próximo do aeroporto, para reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate. As causas da queda serão investigadas pelo Governo do Acre e também pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Nota do Cenipa

Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29), em Rio Branco (AC).

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, detalha nota do Cenipa envida à Itatiaia.

O Cenipa espera concluir as investigações no menor prazo possível, mas não informou uma data.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”

Avião modelo Caravan

A aeronave Cessna Caravan, conforme detalhes do fabricante americano, é conhecida pela utilidade ‘robusta e flexibilidade.’ Com capacidade máxima variando entre 10 e 14 ocupantes, a aeronave atinge a velocidade máxima de 344,472 Km/h (186 ktas).

Com potente motor turboélice, a aeronave Caravan é conhecida pelo alto desempenho, baixos custos operacionais e capacidade de adaptação, com motor de turbina PT6A-114A de 675 cavalos.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022