Os temporais que atingem o Sul do Brasil devem chegar a níveis máximos nesta sexta-feira, podendo ultrapassar o volume de 400 milímetros, conforme previsão da MetSul Meteorologia que alerta para um evento muito grave de chuva extrema nos últimos dias de outubro e início do mês de novembro.
Os acumulados de chuva devem ser altíssimos em algumas áreas com acumulados excessivos em uma extensa zona cobrindo os três estados do Sul. De acordo com a previsão, a chuva será responsável por alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos de terra, dentre outros transtornos.
Os estados de Santa Catarina e do Paraná serão os mais afetados neste evento de chuva extrema com acumulados de precipitação em muitas cidades de 150 mm a 300 mm, mas com marcas isoladamente superiores de até 400 mm ou mais.
Grande parte do Rio Grande do Sul não será atingido por este episódio de chuva extrema, mas o cenário é de perigo para localidades do Norte gaúcho, perto da divisa com Santa Catarina, que devem ter nos próximos sete dias acumulados de chuva extremamente significativos, da ordem de 100 mm a 300 mm, mas até acima de 300 mm em pontos junto à divisa, no Médio e no Alto Uruguai.
Nesta sexta-feira (27), o tempo fica instável com chuva em muitas áreas do Norte gaúcho e dos estados catarinense e paranaense. O pior da chuva entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, entretanto, ocorre no fim de semana, quando são esperados períodos de chuva torrencial nestas áreas.