Ouvindo...

Trem é incendiado por milicianos no Rio e cidade entra em estágio de atenção

Milicianos obrigaram o motorista a abrir a porta, esvaziaram o trem e atearam fogo na cabine

Todos os passageiros foram desembarcados em segurança

Um trem foi incendiado por milicianos na noite desta segunda-feira (23) em represália à morte de Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, conhecido como ‘Faustão’, sobrinho de Zinho, líder da maior milícia do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Supervia, empresa responsável pelos trens urbanos no estado.

Em nota, a companhia informou que um trem que saía da Estação Santa Cruz sentido Central foi abordado por bandidos. O maquinista foi obrigado a abrir a posta, descer do veículo e voltar à estação. Os suspeitos atearam fogo na cabine. Ninguém se feriu na ocorrência.

A empresa alegou que as estações entre Benjamim do Monte e Santa Cruz foram fechadas por conta dos episódios de violência. Os trens circulam somente entre as estações Central e Campo Grande.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que o município entrou em Estágio de Atenção às 18h40 desta segunda (23) após os ataques na Zona Oeste da capital fluminense. A ação significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Confira a situação do trânsito, atualizado pelo órgão:

“A mobilidade está comprometida em corredores como a Avenida Santa Cruz, Avenida Cesário de Melo e a Avenida das Américas. Veículos incendiados em diversas vias da Zona Oeste do Rio. Além disso, a oferta de transporte público para os cidadãos também está impactada.”

A Prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

  • Não se desloque pelas regiões mais afetadas;

  • Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;

  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Segundo a Polícia Militar, 12 pessoas foram presas suspeitas de atarem fogo em pelo menos 30 ônibus do BRT, na tarde desta segunda-feira (23), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A quantidade de coletivos incendiados foi confirmada pelo Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade do Rio. As informações são do Portal UOL.

Entenda os ataques

Mais de 30 ônibus foram incendiados nesta sexta-feira (23) na Zona Oeste do Rio de Janeiro após a morte do miliciano ‘Faustão’, que foi baleado durante confronto com a Polícia Civil e não resistiu. Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, era sobrinho de Zinho, líder da maior milícia do estado e também era tido como o segundo na hierarquia.

Matheus é o terceiro integrante da família da morrer em confronto com a Polícia Civil. Em 2017, Carlos Alexandre da Silva Braga, ‘Carlinhos Três Pontes’, morreu durante uma operação policial. Já em 2021, Wellington da Silva Braga, o Ecko, teve a morte confirmada após reagir à prisão. A partir disso, Zinho assumiu a liderança da milícia.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.